domingo, 17 de junho de 2012

Estabelecendo um relacionamento com Deus - Parte I

Os textos que vou publicar a seguir são do livro: "Curando as raízes da alma" de Rebecca Brown e Daniel Yoder. Esses trechos são MUITO importantes e basilares para um verdadeiro cristão que quer ser arrebatado na volta de Jesus. Vou deixar que o texto fale por si mesmo:

"Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude, e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz. Antes vocês estavam separados de Deus e, na mente de vocês, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês. Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação," (Colossenses 1:19-22)

Existem algumas palavras chaves nas Escrituras acima que expressam o desejo de Deus de resgatar o relacionamento que havíamos perdido. A primeira palavra está em Romanos 5:8, onde Deus demonstra o Seu amor para conosco. Pais, pensem em um amor que faria com que abrissem mão do seu único filho ou filha. Isso é muito maior do que somos capazes de entender! Não apenas o amor de Deus por nós era enorme como Ele se agradou (aprouve) (Colossenses 1:19) no sacrifício que fez! Ele olhava para o dia em que estaríamos reconciliados e com o nosso relacionamento renovado com Ele. Perceba que Deus quer Se relacionar com você! Ele quer que você O conheça e ouça dEle. Quer ser parte do cotidiano da sua vida. Deus quer que você converse (oração) com Ele! Como se desenvolve um relacionamento (amizade) com Deus? Da mesma forma como se faz com qualquer outro relacionamento (amizade). Com diálogo (oração) e tempo dedicado para conhecer a pessoa (leitura da Bíblia). Quanto mais tempo você passar desenvolvendo um relacionamento com alguém, mais íntimo se tornará dele porque estará compartilhando sentimentos, frustrações e dores. Você passa a buscar a pessoa atrás de conselhos e confia na opinião dela. Revela coisas que normalmente não contaria a outros porque há um certo nível de confiança estabelecido. O relacionamento com Deus funciona da mesma forma. Se quer que Ele fale com você, deve começar a desenvolver um relacionamento com Ele. Nada irá acontecer a menos que você tenha um desejo sincero por isso e o busque de todo coração. Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé .. .(Hebreus 10:22). Deus não irá Se impor a ninguém. Sei que um dos meus principais desejos como nova convertida era ter um relacionamento com o Senhor e oro constantemente para que esse relacionamento nunca se extinga. Há muitos versículos que falam sobre buscar a Deus e se achegar a Ele; mas se assim o fizermos, Ele também promete se achegar a nós.

"Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês!" (Tiago 4:8)
"E lá procurarão o SENHOR, o seu Deus, e o acharão, se 0 procurarem de todo o seu coração e de toda a sua alma" (Deuteronômio 4:29)
"Agora consagrem o coração e a alma para buscarem o SENHOR, o seu Deus." (1 Crônicas 22:19)
"Se você o buscar, o encontrará." (I Crônicas 28:9)


Permita-me perguntar uma coisa: Você já experimentou uma amizade verdadeira? Estou falando de uma amizade incondicional! Um amigo que continuaria presente nos momentos de dor e escassez! Alguém que nunca viraria as costas para você, mesmo se todos o abandonassem. Ele ficaria ao seu lado nos dias bons e nos ruins. Todos desejamos um relacionamento assim. Devo dizer que esse tipo de relacionamento é bastante raro, mas é exatamente o tipo de relacionamento que Deus quer ter com você. Construir nosso relacionamento com Deus é um dos nossos principais propósitos nesta Terra. Trata-se de um assunto que não é amplamente ensinado em nossas igrejas. Na realidade, estamos enchendo nossas igrejas com novos convertidos, mas não os ensinamos para onde ir então. Basicamente, o que acontece depois da conversão é que os encorajamos a se envolver em algum tipo de ministério dentro da igreja porque nossas congregações estão crescendo e precisamos de pessoas para trabalhar no berçário, para retirar as ofertas, administrar, servir a ceia, etc.

Elas estão ardendo pelo Senhor e passam mais tempo ajudando no ministério do que desenvolvendo seu relacionamento com Deus e nossos pastores estão mais preocupados com o tamanho de suas igrejas do que com a qualidade da vida cristã das suas ovelhas. Hoje, creio que todos deveriam se envolver em algum tipo de ministério, mas acho que o novo convertido deve ingressar em um bom grupo de estudo bíblico primeiro e passar pelo menos um ano levando a sério o desenvolvimento do seu relacionamento com Deus. O próximo passo depois de aceitar a Cristo deve ser construir um relacionamento com Deus e devemos ensinar os bebês espirituais a fazer isso!

"Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem- se com Deus." (II Coríntios 5:17-20)

Conseguiu entender? Deus nos deu o ministério da reconciliação! E o que é o ministério da reconciliação? "Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos homens" (II Coríntios5:19). Deus quer que espalhemos a mensagem de que através de Jesus Cristo podemos ter um relacionamento com Deus e que somos "embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio" (II Coríntios 5:20). Através desse versículo, Deus está pedindo que você tenha um relacionamento com Ele. Na verdade, o apóstolo Paulo implora que você, por meio de Cristo, entre em um relacionamento com Deus!Creio que será o nosso relacionamento o que será avaliado quando estivermos diante de Deus e não a quantidade de obras que fizemos.

"Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?}Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda " (Mateus 7:21-27)

Vamos quebrar esses versículos em partes para analisar melhor cada um. Você pode ver claramente no versículo 21 que as pessoas estão dizendo "Senhor, Senhor" achando que possuem um relacionamento com Deus. Há cristãos que vão à igreja todos os domingos, freqüentam um estudo bíblico semanalmente e estão ativamente envolvidos em algum tipo de ministério, mas nunca colocam qualquer energia em desenvolver um relacionamento pessoal com Deus, pois, infelizmente, nunca foram ensinados a fazer isso. Acham que, por estar fazendo sua parte na obra, dizimando e freqüentando as reuniões da igreja, estão sob a cobertura de Deus. Isso não passa de religião cheia de tarefas e ritos! Você precisa ser sincero e perguntar a si mesmo por que vai à igreja. Possui as motivações corretas? Eu certamente creio que devemos realizar boas obras, mas o relacionamento com Deus tem de estar em primeiro lugar. Quando temos um bom relacionamento com Deus, realizamos boas obras com alegria e de forma natural e espontânea porque O amamos "de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento" (Mateus 22:37). Não iremos realizá-las se estivermos simplesmente sendo obrigados a isso e, de acordo com a Palavra de Deus, Ele não quer que façamos nada por obrigação. "Pois desejo misericórdia, e não sacrifícios; conhecimento de Deus em vez de holocaustos." (Oséias 6:6)

Agora, quem Jesus disse que entraria no reino dos céus? Apenas os que fazem a vontade de Deus! Como saber qual é a vontade de Deus para sua vida, se não está dedicando tempo para descobri-la? Será impossível conhecê-la sem ter um relacionamento com o Senhor. Isso significa que todas as boas obras que você fez não significaram nada, porque você as fez por iniciativa própria apenas e Deus nunca pediu que você as fizesse. (Para saber mais sobre como identificar o chamado de Deus para a sua vida, leia o livro Em Busca da Vontade de Deus, de Rebecca Brown e Daniel Yoder, publicado pela Editora Propósito Eterno) No versículo 22, vemos que essas pessoas sentiam que haviam feito o necessário para entrar no céu. Consegue imaginar a expressão no rosto delas quando descobrirem que passaram toda a vida achando que estavam servindo a Deus mas que, na verdade estavam enganadas? Observe agora o que Jesus respondeu a essas pessoas que acreditavam que iriam entrar no céu porque haviam feito várias boas. No versículo 25, Ele diz: "Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!" (Mateus7:23) Ele diz que nunca as conheceu porque nunca tiveram um relacionamento com Ele; e o que Ele disse a respeito delas? Que praticam o mal! Por que disse isso? Porque elas não estavam interessadas em ter um relacionamento com Deus, faziam boas obras por motivações erradas, ou seja, as obras que pensaram ser boas eram, na realidades, malignas! Nunca haviam perguntado a Deus o que Ele de fato queria que elas fizessem.
"O Senhor diz: 'Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam é feita só de regras ensinadas por homens.'" Isaías 29:13





Talvez tenha exagerado e colocado um pedaço muito grande do livro, mas esse assunto é tão importante e tão pouco comentado que achei melhor deixá-lo bem enfatizado. Leia a Parte II desse post onde a mesma autora explica como estabelecer um relacionamento de intimidade com Deus.

OBS: O livro citado pela autora (Em Busca da Vontade de Deus, de Rebecca Brown e Daniel Yoder, publicado pela Editora Propósito Eterno) é ótimo!

Nenhum comentário: