sexta-feira, 30 de março de 2012

Como ler a Bíblia

        Você é cristão? Se sim deve basear sua fé na Bíblia, certo? Afinal é ela quem conta a história da vida e morte de Jesus e seus seguidores. Acho engraçado como muitos cristãos nunca leram a bíblia toda. Se é nisso que você crê, como eu, então deveria saber no que está crendo, certo? Existem falsos profetas tentando enganar o povo de Deus (At 13:6-12). Por isso precisamos conhecer a Palavra e assim não poderemos ser enganados facilmente. Outro motivo é que para fazer a obra de Deus, de acordo com o seu chamado: evangelizar, ensinar, pastorear, etc precisamos conhecer a Palavra para poder passá-la aos irmãos cristãos ou não. Afinal a Bíblia diz que a boca do justo é manancial (Pv 10:11) e para que serve um manancial? Para dar de beber a outras pessoas.
        Se você não sabe como começar a ler a Bíblia, acha difícil, aqui vão algumas dicas que aprendi com minha querida amiga Tânia:
         Comece a ler a Bíblia pelo evangelho de João no novo testamento (ele fala um pouco do início do mundo, conta a vida de Jesus de forma clara e era um apóstolo íntimo de Jesus), depois leia os três primeiros evangelhos: Mateus, Marcos e Lucas. Eles também contam a vida de Jesus com algumas diferenças de escrita (Evangelho significa “boa nova” – Jesus). Depois continue lendo o novo testamento de Atos a Apocalipse (este é um livro bastante simbólico, pretendo falar dele em outro post). Volte ao início do velho testamento e leia-o todo de Gênesis (contém muitas histórias interessantes como a arca de Nóe, a história de José, etc) até Malaquias. Essa é uma sequencia interessante para quem nunca leu a Bíblia já que normalmente as pessoas acham o NT mais fácil de se entender do que o VT.
        Para ler a Bíblia toda em um ano basta ler 5 capítulos por dia. Eu por exemplo tenho aquela Bíblia de leitura diária do pastor Silas Malafaia (presente da minha amiga Tássia S2). Ele organizou os capítulos e livros da Bíblia de forma a deixar a leitura mais interessante. Mas se não quiser não precisa comprá-la é só seguir as dicas do outro parágrafo.
        Eu ainda não terminei de ler a Bíblia toda. Estou em Isaías no VT e em Filipenses no NT (quando aprendi as dicas acima já tinha começado a ler o novo e o velho testamento).
         Na verdade irmão, toda vez que for ler a Palavra de Deus peça ao Espírito Santo que te ensine, que abra seus olhos espirituais para entender Sua Palavra. “Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade” (Jo 16:13).

Oração do post:
“Senhor peço-te que ilumine os olhos do entendimento dos Teus filhos (Ef 1:18). Põe sede em nós Deus de conhecer a Tua Palavra, sede de andar nos Teus caminhos, de Te obedecer, sede do Senhor. Abençoa os Teus filhos em nome de Jesus. Amém.”

Nenhum comentário: